Pensando a Realidade

Interpretando, reproduzindo e dando forma aos fatos!

Sedentarismo zero 11 de setembro de 2009

Filed under: Uncategorized — memoriasdacachola @ 15:51

Faço academia três vezes por semana. Na verdade não gosto muito de exercícios físicos, acordar cedo, aulas aeróbicas, musculação, confesso: não é algo que me dá prazer. A atividade física é indicação médica, um tratamento complementar, sinto muitas dores de cabeça, sofro de enxaqueca desde a adolescência.

Mas não é o exercício em si que me incomoda, acredito que sejam os aparelhos. Um me irrita em particular: a esteira ergométrica. Não gosto da sensação de andar, andar, andar e continuar imóvel no mesmo lugar. Pode parecer estranho, mas caminhar distâncias enormes, por um tempo exaustivo, em uma velocidade média e permanecer parado me dá indisposição.

Esse fator se agrava pelo fato de estar na esteira e ver as pessoas na rua se movendo, seguindo seu caminho, os ônibus cumprindo suas linhas, tudo muito dinâmico, e eu continuo andando parada. Não vejo uma solução clara, nem muito menos simples, afinal preciso me exercitar. Sedentarismo não faz bem a ninguém, nem a mim, nem ao Brasil.

Ainda continuo na esteira, e vem a minha mente como o nosso País se movimenta pouco, como gostamos do comodismo dos nossos sofás e camas, mesmo que isso continue nos dando dores de cabeça, não nos mobilizamos, não travamos luta contra a guerra, não reivindicamos, pelo contrários, estamos acuados. Os governantes dizem que “está tudo sobre controle” e a população continua presa em sua esteira, enquanto os bandidos se movem, queimam os bens de uso da coletividade, ferem o povo com violência e pânico.

Eu como cidadã continuo na esteira, caminhando parada, minha pulsação se eleva ao ver tamanha impunidade e despreparo policial para manter a ordem civil. Meus pensamentos fervem, queimam. Mas talvez seja preferível continuar a caminhar parada, os acontecimentos tem me desanimado a sair às ruas, fazer uma caminhada livre e em paz. O povo caminha nas limitações impostas pelo crime organizado e pela ineficiência de coerção do Estado.

Bem, vou voltar ao meu exercício, pelo menos alguma coisa eu consigo caminhando parada: amenizar a minha enxaqueca. Meu neurologista diz que isso contribui significativamente para baixar o nível de stress do dia-a-dia, o que ajuda muito a conviver com a violência urbana.

Anúncios
 

3 Responses to “Sedentarismo zero”

  1. Felipe Oliveira Says:

    Olá!! Fazendo pesquisas sobre o cenário da música erudita em Belo Horizonte, cheguei primeiramente a um trabalho realizado por você em 2006, e posteriormente ao seu blog!
    Estou preparando um trabalho muito similar ao que você produziu, e portanto gostaria de manter contato contigo, para que você possa me ajudar. O que você acha?
    Por favor, me mande um email
    Agradecido.

  2. andre Says:

    Tátila realmente o caos e a desordem tomam cada vez mais conta da nossa cidade, mas como mero principiante e engajado no sentido amplo da palavra na segurança pública, descordo no ponto de vista em que vc diz ” do despreparo policial em manter a ordem civil”, pois pelo pouco que conheço sei que policiais do estado da Bahia tem um ótimo preparo para as mais diversas situações, tendo na prática muitas materias que relacionam as mais diversas situações,tais como: gerenciamento de crises, controle de distúbios civis, sequestros…., contudo a apatia do governador no que se diz respeito a material, condições básicas de trabalho, pessoal, numa cidade que cresce num ritimo constante e acelerado torna-se difícil atender uma populção de 3 milhões de habitantes, fiacando evidente a falta de investimento e a apatia do atual governo no que se diz respeito a segurança publica, contudo as elições de 2010 vem ai! se o povo baiano fica apático no que se diz respeito a mobilizações, cobranças de um serviço público melhor, que pelo menos saibamos gritar nas próximas eleições!

  3. Camila Says:

    Bem legal e engraçado seu texto. Você deveria escrever mais, pois temos um talento escondido aqui… beijo amiga.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s