Pensando a Realidade

Interpretando, reproduzindo e dando forma aos fatos!

O corpo carnavalesco 2 de setembro de 2009

Filed under: Uncategorized — memoriasdacachola @ 19:05

A ideia da renovação, da morte do antigo e o nascimento do novo, oriunda das festas populares, fez com que o carnaval tomasse a forma de expressão popular na qual o direito a alegria e ao desprendimento da Igreja e do Estado garantem liberdade total.

O corpo não é mais reprimido, pelo contrário, a festa celebra justamente o descompromisso, a necessidade de externar os desejos mais ocultos, de trazer para o senso comum o que talvez seja intolerável em outro momento da vida. É como no caso da professora pagodeira Jaqueline, bombardeada por críticas pela sua extrema exposição, afinal não estamos na festa da carne, e essa é uma atitude inadmissível. O que então dá ao carnaval essa forma de liberdade ilimitada de pudores?

O carnaval representa esse local de vitória e celebração, abundância sobre a guerra e a destruição. A diversidade, a miscigenação, a união dos povos, a ideia de comunhão entre classes e credos, unificados em carnais. A carne “o produto da festa”, perecível, sujeito a interferências, é o centro das atenções. O corpo e suas diferentes expressões: a sensualidade, a forma de exibição, a violência, o choque entre os homens. O corpo que movimenta e fascina. O som, as músicas, os ritmos, desperta no corpo aquilo que lhe é natural; as danças, os olhares, o levantar as mãos como sinal de aceitação ou liberdade. O jogo dos corpos.

O carnaval é a manifestação do que somos, do que gostaríamos de ser, da anormalidade virando normal, época de loucuras e ações inconsequentes. É um momento de expressar no real aquilo que vive adormecido, disfarçado no tempo comum. Talvez se estivéssemos no mês de fevereiro a professora pagodeira teria que dividir seus holofotes e manchetes com outros corpos, mas agora creio que ela já está na quarta-feira de cinzas.

 

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s